Pentear

Pentear também é cuidar do cabelo, veja essas dicas

pentear

Se você encara pentear os cabelos como uma simples obrigação matinal e a faz o mais rápido que consegue, saiba que pode estar prejudicando os fios.

A ação está diretamente ligada à aparência do cabelo.  Então, pentear bem significa deixa-los ainda mais bonitos.

Um dos benefícios de pentear corretamente é a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo para o restante do cabelo. A concentração do óleo em um só ponto prejudica o crescimento e enfraquece os fios.

Experimente essas dicas:

  • Pentear com o cabelo molhado é melhor?
    Depende do seu tipo de cabelo. Geralmente, os lisos e ondulados devem ser
    penteados totalmente secos. Já crespos e cacheados precisam da umidade para facilitar, mas atenção: os fios molhados são melhores do que encharcados. Retire o excesso da água, aplique o creme de pentear e, então, penteie!
  • A direção importa?
    Começar a pentear os fios de qualquer ponto da cabeça não é a melhor opção. Quando você tenta desembaraçar de cima para baixo, pode arrastar os nós dos fios e, ao invés de resolver o problema, você vai causar queda e frizz. Já quando o sentido vem de baixo para cima, cada parte do comprimento é tratada como deve, inicie sempre desfazendo os nós das pontas.
  • Sem força
    O momento de escovar os cabelos não é a melhor hora para mostrar que você é forte. Acelerar o processo e romper os nós na base da força favorece a quebra e o aparecimento de frizz.
  • Pente não é tudo igual
    Para fios finos, lisos ou ondulados é recomendado utilizar pentes com cerdas finas e próximas. Para grossos e cacheados é melhor optar pelos de cerdas distantes umas das outras. Por fim, para crespos e, também, cacheados, o pente garfo estimula o volume.
  • Quantidade não é qualidade
    Acostume-se a pentear os cabelos até os nós serem desfeitos. Exagerar não vai trazer mais benefícios. Na verdade, vai acentuar coisas naturais como a oleosidade, passando a ser um problema. Além disso, a repetição fragiliza os fios, favorecendo a quebra.

Já prestou atenção em algum desses detalhes?