Mindful Eating

Você conhece o Mindful Eating?

Mindful

O Mindful Eating, ou “Alimentação Consciente”, é uma técnica que ajuda a pessoa a não comer mais do que o seu corpo realmente precisa.

Tem gente que associa a vontade de comer, mesmo sem fome, a sentimentos como ansiedade, tristeza e estresse. A consequência todos nós sabemos: comida em excesso, gramas, ou quilinhos, a mais.

Mas não pense que o Mindful Eating é uma dieta. A técnica não recomenda este ou aquele alimento em um determinado espaço de horas. Ela apenas faz com que o ato de comer seja uma iniciativa consciente e não compulsória.

A ideia é voltar toda a atenção para a alimentação na hora da refeição. Esqueça celular, TV, computadores e tudo mais que desvie o foco do prato.

Além disso, é importante mastigar bem os alimentos, já que o processo de digestão começa na boca. Nada de comer em cinco minutos. Mastigue várias vezes e lentamente. Isso contribui para aumentar a sensação de saciedade e melhora a absorção dos nutrientes pelo corpo.

Quando pensar em comprar qualquer coisa para aquele “lanchinho rápido” ou se pegar comendo algo sem ter fome, avalie se esses hábitos estão mesmo te fazendo bem.

Atenção: para aplicar eficientemente o Mindful Eating, procure um nutricionista capaz de te ajudar a desenvolver a técnica.